segunda-feira, 3 de outubro de 2011

E.M.E.F. "Dr. Arnóbio Alves de Holanda"


HISTÓRICO DA EMEF DR. ARNÓBIO ALVES DE HOLANDA
A escola DR. ARNÓBIO ALVES DE HOLANDA, há 27 anos, está localizada no coração do bairro Forno Velho, mais conhecido como Cohab, em São Mateus.
Atendendo aos anseios da comunidade local, o saudoso prefeito o Sr. Amocim Leite funda a escola em 15 de junho de 1984, com algumas turmas de 1ª a 4ª série. Entretanto, para atender à crescente demanda, foi necessário que se criasse a Pré-escola no ano seguinte, em 1985; de 5ª a 8ª série em 1986 e seis anos depois (em 1992) é criado o Técnico em Contabilidade que funcionou no noturno durante oito anos – um período áureo relembrado por funcionários antigos com muito carinho, visto que a escola recebia alunos de outros bairros e até de outras cidades.
O nome dado à escola é uma história à parte: uma homenagem a um cidadão ilustre que muito contribuiu com o desenvolvimento de nossa cidade.
ARNÓBIO ALVES DE HOLANDA – era filho de João Alves de Holanda e Maria Alves de Holanda, casado durante toda a vida com a Srª Ricarlina Campos de Holanda com quem teve quatro filhos: Arnóbio Campos de Holanda, Ricarlina Campos de Holanda, João Campos de Holanda e Frederico Campos de Holanda.
Dr. Arnóbio Alves de Holanda bacharelou-se pela faculdade de Direito do Espírito Santo. Sempre exerceu a advocacia e dedicou a maior parte de sua vida profissional – 28 anos – a auxiliar a população mateense.
Mas não foi apenas através da advocacia que o Dr. Arnóbio Alves de Holanda prestou serviços a esta cidade. Também exerceu a função de vereador no período de 1948 a 1951, na gestão do primeiro prefeito eleito depois do período da ditadura na Era Vargas, o Sr. Othovarino Duarte Santos.
Naquela época, os vereadores não eram remunerados. O que demonstra o grau de comprometimento desse homem ilustre, homenageado pela Câmara Municipal de São Mateus com o título de “Cidadão Mateense” em 24/07/1971.
Em seus 27 anos de história, dez pessoas já passaram pela direção dessa escola. Pessoas que se comprometeram com o objetivo de sermos reconhecidos como uma instituição educacional de excelência que promove ativamente o crescimento integral com a qualidade da educação até hoje valorizado e perseguido por toda comunidade escolar. São eles: VIRGULINO MAGALHÃES FILHO, GILDA SILVA, CARMEM LÚCIA SCHIMITZ, WALTER JOSÉ BERGAMASCHI, ALVIMAR CAMPOS, BENEDITA DUARTE MENEGUSSI, EDSON GARCIA, FABRÍCIA LOPES PACHECO, ZENILZA APARECIDA BARROS PAULI, e, atualmente, a professora ÊUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON.
Em 2003, os alunos Calebe, Cristiano e Jaqueline venceram um concurso realizado para criar o Hino da escola Dr. Arnóbio Alves de Holanda musicalizado pelo professor Jhouilton Estevão que diz:
“Somos jovens valentes guerreiros
Sempre unidos por um ideal
Confiando na nossa escola.
Cidadãos para um mundo melhor,
Frente a frente com um mundo novo.
O Arnóbio, o caminho nos dá.

Estudar.
Acreditar, e no futuro melhorar.
A escola é nossa luz.
A escola é que nos dá.
A escola é que nos faz.
Cidadãos responsáveis do amanhã.”
[...]
Atualmente, a escola atende 752 alunos, distribuídos nos turnos matutino e vespertino em 30 turmas de 1º ao 9º ano.
São 752 sonhos, desejos, promessas... Assim como tantos outros que já passaram por aqui, que vêm hoje, dia 07 de setembro, dia de homenagens ao “Dia da Independência” anunciar a todos que a verdadeira liberdade só vem pela EDUCAÇÂO, assim como declarou Paulo Freire: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".
Por tudo que já fizemos por esta cidade, pela educação, pelos milhares de alunos que já sentaram por nossos bancos escolares e hoje se transformaram em homens e mulheres de bem que ajudam a mover nosso município. Pelas dezenas de professores, auxiliares de serviços gerais, secretárias, bibliotecárias, guardas patrimoniais e coordenadoras pedagógicas que já passaram por essa escola e por todos esses profissionais que se orgulham por fazerem parte da “Família Arnóbio”... Afirmamos sem medo de errar que “escola da Cohab”, como é carinhosamente chamada por todos, não é só da Cohab, é de São Mateus.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Espero que esta ferramenta seja muito útil para a divulgação das ações ocorridas na escola.
    []s

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,essa fotos e publicações sobre a escola...

    ResponderExcluir